Vamos falar um pouco sobre vernizes! (parte 1)

A aplicação e tipos de vernizes é um tópico que gera questões freqüentes no meio modelistico. Esta é uma questão complexa que nem sempre se presta a soluções fáceis porque nenhum verniz ou técnica simples é ideal para todas as situações e acabamentos. A aparência, o tipo e a espessura desejados da aplicação da camada anterior, a textura e a absorção da superfície, e as condições de exposição são os fatores mais comuns que influenciam a seleção de um verniz e técnica de aplicação. Entender bem o que os vernizes podem, e não podem fazer, aumentará muito a probabilidade de uma aplicação bem feita.

Os vernizes podem nos auxiliar de diversas formas. Podem ser usados ​​para mudar a intensidade do brilho da superfície, tornando a superfície mais fosca ou brilhante, ou então para fornecer as várias áreas de uma pintura com um acabamento mais unificado. Eles também podem ser usados ​​para aumentar a proteção de camadas anteriores de pinturas e técnicas de envelhecimento e desgastes usadas. Os vernizes nos oferecem também proteção para a finalização dos modelos e permitem a correta limpeza quando necessário.

Seja qual for o uso, os vernizes nos atendem em uma função estética desejada. Um "verniz perfeito", que não altera a aparência da pintura, é muitas vezes desejado, mas essa falha nunca foi totalmente alcançado. Portanto, o verniz é usado com mais sucesso quando complementa a pintura. A prática e a experiência fornecerão uma maior compreensão de como o verniz afeta a aparência de uma pintura. Os vernizes são oferecidos em uma gama de acabamentos, de brilhante ao totalmente fosco, para permitir que o modelista possa controlar a intensidade do brilho. Diferentes acabamentos da mesma marca geralmente podem ser misturados para que se consiga outros tipos de acabamentos, ou utilizados sequencialmente, para que se possa atingir qualquer nível desejado de brilho para os usos localizados por exemplo.


Os diferentes tipos de vernizes foram revisados ​​ao longo dos anos e experiências de cada modelista para sua adequação ao uso desse verniz no hobby. Embora a maior parte da discussão desses vernizes e sua viabilidade como revestimento de plastimodelos ultrapassem o teor deste artigo, algumas discussões sobre os vernizes anteriormente utilizados e alguns dos novos no mercado ajudam a colocar o tema do envernizamento em melhor perspectiva.

A busca de uma melhor alternativa mudou muito com os novos tipos de vernizes encontrados no mercado. Muito se utiliza ainda a cera Future para envernizar, porém como não a uso e não tenho conhecimento sobre ela irei me manter na discussão entre os outros dois tipos também muito usados em modelismo (e que eu também uso), o verniz acrílico e o automotivo, muitas discussões concentraram-se em vernizes acrílicos e vernizes de uso automotivo. Como o nosso verniz acrílico de base água sofre com as interferências climáticas e de processos de pintura e weathering nem sempre é bem aceito por uma parcela de modelistas, seja por não saberem como usar perfeitamente ou por carregar muito em um efeito posterior. Já um verniz de um automotivo lhe dará maior proteção durante o processo, mas tem o desconforto do cheiro e falta de pratica da parte de alguns modelistas em usa-los por mais que tendam a oferecer uma superfície de proteção melhor, com maior  resistência aos processos seguintes à sua aplicação.

Embora alguns novos modelos de acrílico tenham surgido aumentando assim as alternativas, em grande maioria continuo preferindo usar os vernizes automotivos para as camadas anteriores ao weathering que até agora me provaram ser o mais resistente, porque eles fornecem alguns das aplicações menos porosas, assim eu posso controlar melhor os efeitos aplicados. Porém eles são mais difíceis na remoção e não tendem a amarelar com o tempo. Eles por muitas vezes falham na regra de um revestimento removível, dependendo da aplicação. porém é de mais complexa aplicação por ser em alguns casos bi-componente no caso do verniz PU (poliuretano).

Nosso outro verniz, do tipo acrílico à base de água que satisfaz os critérios de retirada mais fácil e de boas propriedades visuais, ao mesmo tempo em que liberta o usuário da exposição a solventes perigosos. Em termos de dureza e permeabilidade o verniz acrílico fornece um nível baixo de desempenho em comparação com o tipo automotivo por ser um polímero termoplástico que tende a suavizar em condições de alta temperatura e/ou alta umidade. Isso o torna mais vulnerável à retenção de partículas de poeira e sujeira. E isso é muito importante quando as aplicações envolvem o uso funcional dos kit.

na próxima postagem vamos falar mais detalhadamente  sobre os tipos des vernizes!

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