vamos falar um pouco sobre vernizes! (PARTE 2)

Nessa segunda parte dos artigos sobre verniz, procuro falar um pouco mais usando informações gerais sobre os diferentes tipos de verniz que são mais usados ​​pelos modelistas. Existem muitos tipos diferentes de vernizes no mercado. Para grande maioria dos modelistas brasileiros, as acrílicas e as automotivas são os mais utilizados e cada um tem seus defensores ferrenhos. No entanto, existem vários outros tipos além dos nossos preferidos que nos podem ser úteis de tempos em tempos e é uma boa idéia estar ciente de todos os diferentes tipos e suas características.

Mas antes de tudo, vamos falar um pouco sobre do que é feito um verniz, basicamente dentro de cada frasco contém os seguintes materiais:

Pasta base / Aglutinante

Esse é o inicio de tudo, a pasta base é substância que faz com que as partículas se apeguem umas às outras e faz com que o verniz fique na superfície. O aglutinante também determina muitas das qualidades finais da pintura com o verniz, como e quanto de rigidez ou flexibilidade ele terá depois de seco, quão rápido ee vai secar e quão resistente será a abrasão e ataque químico. É a pasta que diz qual é a principal diferença entre os diferentes tipos de vernizes.

Solvente / Transportador / Dispersante

Este componente pode ser chamado de qualquer um dos nomes acima e serve a uma série de propósitos. Um verniz com apenas aglutinante na sua composição seria provavelmente uma pasta espessa e inutilizável. Então o solvente é usado para diluir isso paraque tenha uma consistência onde ele pode ser aplicado como uma camada fina onde ele vai secar em um tempo razoável. A quantidade de líquido determina a consistência do verniz, ou seja, quão grossa ou fina é. Geralmente as marcas mais baratas tendendem a usar mais solvente e serão mais finas porque este é o ingrediente mais barato de todo o processo de fabricação. Os líquidos típicos utilizados são o White Spirit, a terebentina, a água, a celulose e o álcool.

Aditivos

Um verniz pode conter apenas os três componentes acima, mas alguns fabricantes incluirão em pequenas quantidades certos aditivos destinados a afetar as características finais do verniz. Esses aditivos explicam frequentemente por que as tintas de fabricantes diferentes se comportam de forma diferente.Alguns dos efeitos dos aditivos são: O de acelerar ou diminuir o tempo de secagem; Manter a base dispersa, ou seja, pare o deslocamento até as camadas anteriores; Mude a textura da superfície (torne a pintura mais brilhante ou fosca); Conservantes e o de modificar a tensão superficial e melhorar o fluxo para os locais desejados dando o acabamento perfeito.

Tipos de vernizes

Os tipos de vernizes que falarei nesse artigo são:

  • Acrilicos
  • Enamel / Esmalte
  • Lacquers / Laca



Acrilicos



As bases acrílicas possuem um aglutinante de resina acrílica e usam água e/ou álcool como diluente. Eles são considerados fáceis e seguros de se usar, têm secagem rápida, possuem baixo odor e são adequados para usar com pincel e aerógrafo. Atualmente, eles são provavelmente o tipo mais popular de tinta usada no modelismo em escala.

Uma vez que os acrílicos podem ser diluídos e o equipamento limpo com álcool ou água são considerados por muitos os mais fáceis de usar. No entanto, certo cuidado é necessário porque eles podem secar muito rapidamente e, quando secos, são difíceis de remover. A maioria dos fabricantes produz os thinners para uso com suas próprias linhas de produtos e para ser absolutamente seguro você deve ficar com estes diluentes dos fabricantes. Porém a água e o álcool irão atuar como mais finos com a maioria das faixas de tintas, mas nem sempre dão bons resultados e nem sempre é possível misturar as bases acrílicas de diferentes fabricantes.

Quando foram introduzidas linhas específicas para modelistas em potes pequenos, seu cheiro mais agradável e a baixa toxicidade foram enfatizados acima de qualquer uma das suas outras qualidades. Isso deu a impressão de que eles eram adequados para modelistas mais jovens e não iguais às tintas  esmalte existentes usadas por modeladores "sérios".

Isso é uma pena porque, embora os acrílicos sejam muito diferentes aos esmaltes, eles são tão bons quanto, e é por isso que eles são ​tão amplamente usados hoje em dia. No entanto, demorou muito tempo a esmagar a imagem de que os acrílicos eram para as crianças. A única aplicação em que os acrílicos não funcionam bem é onde tipos diferentes precisam ser combinadas perfeitamente, pois a quantidade a mais de um outro tipo de verniz pode mudar o resultado utilizado anteriormente.

Enamel / Esmalte



Os esmaltes de modelismo possuem um aglutinante a base de óleo e um solvente à base de White Spirits. Eu uso o termo "Esmalte de modelismo” de propósito para distingui-los das tintas de esmalte normais que são tintas usadas para pinturas em casa. esmaltes de modelismo são muito diferentes. Os esmaltes foram basicamente o primeiro tipo de produto a ser produzido especificamente para modelistas. Eles geralmente são oferecidos para venda em pequenas latas de metal, eram revolucionárias e recebidas com braços abertos por modelistas do mundo todo. Hoje em dia, os esmaltes estão amplamente disponíveis pelos fabricantes em uma grande variedade de acabamentos. 

Como os acrílicos, eles cobrem bem e produzem um acabamento durável. Porém eles não são tão fáceis de usar quanto os acrílicos porque eles precisam ser diluídos com materiais que são inflamáveis, tóxicos e cheiram mal, mas essa desvantagem não deve ser enfatizada demais. Desde que o ambiente seja bem ventilado e com uso de mascaras de proteção. Os esmaltes têm a vantagem de serem mais lentos e mesmo depois de terem se tornado secos ao toque, eles podem ser amolecidos novamente e removidos com thinner, o que os torna menos estressantes quando usados ​​em aerógrafos.

Não vou expressar qualquer opinião sobre se os acrílicos ou os esmaltes são melhores, porque favorecer qualquer um me levaria a ofender profundamente uma grande parte da comunidade de modelistas. Basta dizer que eu uso ambos regularmente e odiaria estar sem.

Lacquers / Lacas (celulose)



É necessário um cuidado ao se utilizar o termo Laca, pois é frequentemente usado para descrever qualquer tipo de verniz brilhante, por exemplo, em uso para mobiliário é freqüentemente descrito como tendo um acabamento laqueado. Às vezes, um verniz pode ser descrito como uma laca, quando na verdade é um verniz brilhante de base acrílica ou esmaltado.

Porém os vernizes Lacqueur / Laca se diferem dos outros utilizados por terem um cheiro muito forte e ser muito tóxico, possuem secagem média/rápida, são extremamente inflamáveis, tem um acabamento resistente e brilhante (embora algumas lacas foscas estejam disponíveis). elas podem ser bem complicados para se usar. No entanto, eles são populares com alguns modelistas de automovéis e aviões. As lacas também são ótimas para acabamentos metálicos realistas e uma das linhas mais populares de lacas metálicas é feita pela Alclad. As pinturas de celulose eram amplamente utilizadas na indústria automotiva e, quando você considera o quão difícil usar o trabalho de pintura de um carro, você vai perceber como as tintas de laca podem ser duráveis no modelismo.

Além da Alclad, outras linhas de tintas de Laca populares entre os modelistas é a Mr. Color da Gunze Sangyo (que não deve ser confundida com a linha de pintura Mr. Hobby). A Tamiya também produz seus produtos á base de Laca e a Testors produzem sob a sua linha Model Master.

Existe uma contradição estranha com produtos à base de Laca e modelismo que diz que Laca derrete o plástico, então você pode pensar que não gostaria de usar uma tinta dessas em contato direto com a superfície de plástico. No entanto, se usado corretamente, com uma camada fina, ele seca em segundos antes de causar danos à superfície, tendo só o tempo suficiente para grudar na peça, dando-lhe muito boa aderência sem danificar.

As lacas certamente precisam ser aplicadas muito finas por aerógrafo em uma área muito bem ventilada e com uma máscara protetora. Use apenas diluentes de celulose e use-os bem e se você valoriza do seu aerógrafo limpeza bem feita é FUNDAMENTAL! Os diluentes acrílicos não terão efeito nos vernizes de laca, exceto para fazer uma bagunça terrível (você foi avisado) então evite de mistura-los. E se alguém sabe de uma maneira de remover a pintura de laca seca, que não seja o balde de fluido de freio, me avise.




Comentários